terça-feira, dezembro 27, 2011

Autoajuda: o que você pensa sobre isso?

            Imagem: aprendizdeespirita.blogspot.com

Ano Novo vida nova, tempo de mudanças e de renovar as expectativas de um ano vindouro cheio de realizações e conquistas. O otimismo e o pensamento positivo provavelmente devem ajudar nessa hora.
A autoajuda é um tema que ainda demanda bastante reflexão e pesquisa, e que divide opiniões das diversas áreas do conhecimento. Na primeira segundona do ano, 02, o Sobre Todas As Coisas reprisa o programa que discute sobre o tema.
Bastante criticada por intelectuais, a literatura de autoajuda é apreciada por  milhões de pessoas, que consomem os livros deste segmento. Só para se ter uma ideia da dimensão, esse mercado  cresceu 700% nos últimos oito anos. Os autores ligados a essa área movimentam quantias infinitas de dinheiro em todo o mundo. Escritores como Roberto Shinyashiki, Deekpak Chopra e Augusto Cury arrebanham uma verdadeira ‘legião’ de leitores no Brasil e no exterior, que estão em busca do autoconhecimento, para tentar resolver seus problemas existenciais e  do mundo a sua volta.
O que cria essa demanda por livros de autoajuda? Será que as  respostas que as pessoas precisam  não estão no seu  cotidiano, na  sua própria  família ou no seu  local de trabalho? Porque elas necessitam de fórmulas prontas para acreditar que o sucesso e a felicidade são possíveis? Como a física e a filosofia explicam a autoajuda e o positivismo na vida das pessoas? E a  psicologia, o que tem a dizer sobre o assunto?

quarta-feira, dezembro 21, 2011

O que é ser vegetariano


Véspera de Natal e Ano Novo e muitas pessoas já definiram o cardápio da ceia. Provavelmente perus, leitoas e carne assada comporão o prato principal. Não para alguns vegetarianos e veganos que por uma filosofia de vida não consumem alimentos de origem animal.
Acredite: há quem sobreviva sem comer qualquer tipo de carne e afirma que pode ter uma alimentação saudável e saborosa. Esse estilo de vida vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo e é por isso que o Sobre Todas as Coisas reprisará o programa “O que é ser vegetariano” na próxima segunda-feira, 26, às 20 horas, na TV Brasil Central (TBC). Convidados que aderiram essa opção alimentar e uma nutricionista falam sobre o assunto. Não percam!

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Respeito aos Animais

imagem: felicidadesempre-felicidade.blogspot.com



O animal de estimação pertence à infância de muitos e talvez seja ainda o grande companheiro para as horas tristes e alegres. Há quem o considere como parte da família, mas, há também aqueles que o maltratam e que o abandonam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães no Brasil, sendo que, 10% deles em estado de abandono.
Na legislação brasileira, praticar maus tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticáveis, é crime.  A Declaração Universal dos Direitos do Animal prevê que “todos os animais têm o direito à vida, direito ao respeito e à proteção do homem”. A mídia mostra constantemente atos de crueldade praticados pelo homem como as rinhas de galo, a farra do boi ou mesmo o abandono de cães e gatos por toda a cidade. Como a polícia e a justiça tratam esta questão? Quais são as ong's que militam nesta área e que trabalhos desenvolvem? Como a população vê os órgãos responsáveis pelos animais aqui em Goiânia e no Estado. A Lei é de fato cumprida? Como é a questão sanitária com relação a animais doentes e abandonados? E os animais eqüinos, de quem é a responsabilidade?
Respeito aos animais é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 19. Não perca!
quinta-feira, dezembro 08, 2011

Vida de músico

                                      Imagem: projetosomnacasa.blogspot.com

Cantar, ofício ou arte? A escolha pela vida de músico, instrumentista, cantor, compositor ou mesmo professor de música. Quando ela acontece? E Por que? O talento, a habilidade, a vocação ou mesmo a paixão pela música é o que fala mais alto quando se faz esta escolha?Para algumas pessoas, todo músico em algum momento da vida tem de fazer uma opção; ou ganha dinheiro tocando o que o público gosta de ouvir ou lança sua sorte fazendo um trabalho autoral. É possível mesmo viver da música em plena era digital? Qual o estilo que fatura mais no mercado fonográfico? Como vivem os músicos que atuam em Goiás?
Estas e outras questões no Sobre Todas As Coisas da próxima segunda-feira, 12, com a presença de artistas renomados. Não perca e participe.
sexta-feira, dezembro 02, 2011

Violência: causas e soluções

  Imagem: grupodastrabalhadoras.pbworks.com
 
 
A violência no Brasil tem alcançado dados alarmantes. No estado de Goiás a situação não é diferente e cotidianamente convivemos com uma realidade preocupante: homicídios, tráfico de drogas, assaltos e até sequestros. Para se ter uma ideia, somente este ano já foram cometidos quase dois mil assassinatos no Estado.
Mas, quem ou o quê causa a violência? As respostas são inúmeras e divergentes, mas, a mais comum atribui a violência ao tráfico de drogas. Analistas afirmam que 80% dos crimes são frutos, direta ou indiretamente, do narcotráfico. Outro dado que chama a atenção é o aumento no número de jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade. Eles ingressam cada vez mais cedo no mundo do crime e acabam pagando um preço muito alto: a própria vida.
As causas e soluções para conter a violência e o Programa para a Redução da Violência em Goiás, lançado pelo Governo do Estado, em detalhes no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 05. Não perca!