terça-feira, dezembro 27, 2011

Autoajuda: o que você pensa sobre isso?

            Imagem: aprendizdeespirita.blogspot.com

Ano Novo vida nova, tempo de mudanças e de renovar as expectativas de um ano vindouro cheio de realizações e conquistas. O otimismo e o pensamento positivo provavelmente devem ajudar nessa hora.
A autoajuda é um tema que ainda demanda bastante reflexão e pesquisa, e que divide opiniões das diversas áreas do conhecimento. Na primeira segundona do ano, 02, o Sobre Todas As Coisas reprisa o programa que discute sobre o tema.
Bastante criticada por intelectuais, a literatura de autoajuda é apreciada por  milhões de pessoas, que consomem os livros deste segmento. Só para se ter uma ideia da dimensão, esse mercado  cresceu 700% nos últimos oito anos. Os autores ligados a essa área movimentam quantias infinitas de dinheiro em todo o mundo. Escritores como Roberto Shinyashiki, Deekpak Chopra e Augusto Cury arrebanham uma verdadeira ‘legião’ de leitores no Brasil e no exterior, que estão em busca do autoconhecimento, para tentar resolver seus problemas existenciais e  do mundo a sua volta.
O que cria essa demanda por livros de autoajuda? Será que as  respostas que as pessoas precisam  não estão no seu  cotidiano, na  sua própria  família ou no seu  local de trabalho? Porque elas necessitam de fórmulas prontas para acreditar que o sucesso e a felicidade são possíveis? Como a física e a filosofia explicam a autoajuda e o positivismo na vida das pessoas? E a  psicologia, o que tem a dizer sobre o assunto?

quarta-feira, dezembro 21, 2011

O que é ser vegetariano


Véspera de Natal e Ano Novo e muitas pessoas já definiram o cardápio da ceia. Provavelmente perus, leitoas e carne assada comporão o prato principal. Não para alguns vegetarianos e veganos que por uma filosofia de vida não consumem alimentos de origem animal.
Acredite: há quem sobreviva sem comer qualquer tipo de carne e afirma que pode ter uma alimentação saudável e saborosa. Esse estilo de vida vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo e é por isso que o Sobre Todas as Coisas reprisará o programa “O que é ser vegetariano” na próxima segunda-feira, 26, às 20 horas, na TV Brasil Central (TBC). Convidados que aderiram essa opção alimentar e uma nutricionista falam sobre o assunto. Não percam!

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Respeito aos Animais

imagem: felicidadesempre-felicidade.blogspot.com



O animal de estimação pertence à infância de muitos e talvez seja ainda o grande companheiro para as horas tristes e alegres. Há quem o considere como parte da família, mas, há também aqueles que o maltratam e que o abandonam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães no Brasil, sendo que, 10% deles em estado de abandono.
Na legislação brasileira, praticar maus tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticáveis, é crime.  A Declaração Universal dos Direitos do Animal prevê que “todos os animais têm o direito à vida, direito ao respeito e à proteção do homem”. A mídia mostra constantemente atos de crueldade praticados pelo homem como as rinhas de galo, a farra do boi ou mesmo o abandono de cães e gatos por toda a cidade. Como a polícia e a justiça tratam esta questão? Quais são as ong's que militam nesta área e que trabalhos desenvolvem? Como a população vê os órgãos responsáveis pelos animais aqui em Goiânia e no Estado. A Lei é de fato cumprida? Como é a questão sanitária com relação a animais doentes e abandonados? E os animais eqüinos, de quem é a responsabilidade?
Respeito aos animais é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 19. Não perca!
quinta-feira, dezembro 08, 2011

Vida de músico

                                      Imagem: projetosomnacasa.blogspot.com

Cantar, ofício ou arte? A escolha pela vida de músico, instrumentista, cantor, compositor ou mesmo professor de música. Quando ela acontece? E Por que? O talento, a habilidade, a vocação ou mesmo a paixão pela música é o que fala mais alto quando se faz esta escolha?Para algumas pessoas, todo músico em algum momento da vida tem de fazer uma opção; ou ganha dinheiro tocando o que o público gosta de ouvir ou lança sua sorte fazendo um trabalho autoral. É possível mesmo viver da música em plena era digital? Qual o estilo que fatura mais no mercado fonográfico? Como vivem os músicos que atuam em Goiás?
Estas e outras questões no Sobre Todas As Coisas da próxima segunda-feira, 12, com a presença de artistas renomados. Não perca e participe.
sexta-feira, dezembro 02, 2011

Violência: causas e soluções

  Imagem: grupodastrabalhadoras.pbworks.com
 
 
A violência no Brasil tem alcançado dados alarmantes. No estado de Goiás a situação não é diferente e cotidianamente convivemos com uma realidade preocupante: homicídios, tráfico de drogas, assaltos e até sequestros. Para se ter uma ideia, somente este ano já foram cometidos quase dois mil assassinatos no Estado.
Mas, quem ou o quê causa a violência? As respostas são inúmeras e divergentes, mas, a mais comum atribui a violência ao tráfico de drogas. Analistas afirmam que 80% dos crimes são frutos, direta ou indiretamente, do narcotráfico. Outro dado que chama a atenção é o aumento no número de jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade. Eles ingressam cada vez mais cedo no mundo do crime e acabam pagando um preço muito alto: a própria vida.
As causas e soluções para conter a violência e o Programa para a Redução da Violência em Goiás, lançado pelo Governo do Estado, em detalhes no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 05. Não perca!
segunda-feira, novembro 28, 2011

Mudança na programação

Informamos que por motivos técnicos o tema “Violência: causas e soluções” não será exibido nesta segunda-feira, 28. Nova data será definida e informada posteriormente.
Em vista disso, haverá a reprise do tema “Faz bem ser bom?”, episódio que trata do prazer de ser voluntário. Não perca hoje às 20h, na TV Brasil Central.
                                         Imagem: www.ontamo.blogspot.com


Faz bem ser bom?
Catástrofes, tragédias e calamidades são situações que normalmente causam comoção e geram compaixão e solidariedade nas pessoas. É comum vermos a mobilização de todo o mundo para ajudar as vítimas destes fenômenos naturais: enchentes, alagamentos, terremotos, tsunames, entre outros.
Mas, e as mazelas vividas diariamente por pessoas que estão à nossa volta e parece não estarmos vendo? Dedicar parte de nossas vidas em atos voluntários, ajudando doentes, pobres, crianças e idosos, às vezes, parece coisa impossível e pouco atrativa. Mas, muitas pessoas deixam seus afazeres rotineiros para doar um pouco de si para acalentar e alegrar vidas humanas. Nesta segunda-feira, 28, a partir das 20h, o Programa Sobre Todas as Coisas reprisa o tema “Faz bem ser bom?”, que mostra exemplos de voluntários e instituições solidárias, que fizeram e fazem muito pelo próximo.


sexta-feira, novembro 25, 2011

Violência: causas e soluções

 Imagem: grupodastrabalhadoras.pbworks.com


A violência no Brasil tem alcançado dados alarmantes. No estado de Goiás a situação não é diferente e cotidianamente convivemos com uma realidade preocupante: homicídios, tráfico de drogas, assaltos e até sequestros. Para se ter uma ideia, somente este ano já foram cometidos quase dois mil assassinatos no Estado.
Mas, quem ou o quê causa a violência? As respostas são inúmeras e divergentes, mas, a mais comum atribui a violência ao tráfico de drogas. Analistas afirmam que 80% dos crimes são frutos, direta ou indiretamente, do narcotráfico. Outro dado que chama a atenção é o aumento no número de jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade. Eles ingressam cada vez mais cedo no mundo do crime e acabam pagando um preço muito alto: a própria vida.
As causas e soluções para conter a violência e o Programa para a Redução da Violência em Goiás, lançado pelo Governo do Estado, em detalhes no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 28. Não perca!
quarta-feira, novembro 23, 2011

Programa Sobre Todas As Coisas é homenageado

                                                               Foto: Arquivo

O programa Sobre Todas As Coisas, exibido pela TV Brasil Central todas às segundas-feiras às 20h, recebe homenagem da prefeitura de Goiânia com a Placa de Ação Afirmativa e Igualdade Racial 2011. O programa foi condecorado no item órgãos de imprensa que se destacaram no combate ao racismo e na valorização da imagem da raça negra.

A premiação, feita pela Secretaria Municipal de Governo/ Assessoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrerá na quinta-feira (24), às 19h, no Cine Goiânia Ouro.
 O Sobre Todas As Coisas é um programa de entretenimento que se propõe discutir assuntos de interesse da comunidade relacionados ao comportamento humano.
sexta-feira, novembro 18, 2011

Mães solo

                                                            Imagem: variasvariantesdojefferson.blogspot.com
 
Existem várias circunstâncias que levam uma mulher a enfrentar sozinha a criação de seus filhos. Muitas delas não encontram a pessoa certa para dividir a maternidade ou precisam enfrentar as adversidades para cumprir o ofício de ser mãe, como em casos de separação, abandono de namorados, a morte do companheiro e até mesmo aquelas que recorrem a inseminação artificial para realizar esse sonho. Porém, enfrentar sozinha essa tarefa não deve ser nada fácil. Muitas vezes, sem suporte familiar, dos amigos e, desaprovada na sociedade, a mulher tem que superar preconceitos e limites para cumprir o papel de pai e mãe ao mesmo tempo.
Essa nova organização familiar está cada vez mais presente em nossa sociedade, mas como as pessoas vêem a produção independente, qual a falta de um pai na composição familiar e no desenvolvimento dos filhos? Quais as dificuldades enfrentadas pelas “Mães solo”? Tudo isso e muito mais no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 21, às 20h na TV Brasil Central. Não perca! 

 

quinta-feira, novembro 10, 2011

Infidelidade


 
Imagem:  upblogs.net   


Na próxima segunda-feira, dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, o programa Sobre Todas As Coisas reprisa o episódio Infidelidade. Participaram do debate, o psicólogo Fábio Pereira Alves, membro efetivo da Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise, André Augusto Ferreira, o Dhomini, escritor e Gerente da Secretaria Estadual de Agricultura e a jornalista Lúcia Helena Vieira.

O tema infidelidade ainda é um tabu. Muitos tratam o assunto de forma oculta, não se sentem completamente à vontade para se definir como traídos ou traidores. Embora pesquisas mostrem que homens e mulheres admitam que já foram traídos, a expectativa é de que os números sejam bem maiores do que o divulgado. Se é fato que a traição é um problema enfrentado pela maioria dos casais, alguns estudos mostram que ela ainda é assunto varrido para debaixo do tapete.
Por que traímos? Baixa auto-estima, vingança, falta de novidades? O que fazer com o traidor compulsivo? Quais os efeitos da infidelidade? Este é o tema do Sobre Todas as Coisas desta segunda-feira que vai apresentar casos de pessoas que traíram e que foram traídas. Especialistas no assunto vão explicar os motivos da infidelidade conjugal.
sexta-feira, novembro 04, 2011

Automedicação


                                                    Foto: portalzapnoticias.com.br
             
Quem nunca tomou algum medicamento por conta própria, sem orientação médica? Seja para tratar uma infecção de garganta, uma dor de estômago ou mesmo uma simples dor de cabeça? É comum o vizinho receitar, a mãe medicar o próprio filho e até mesmo a mídia nos estimular a usar remédios sem receita médica.
Os motivos da automedicação vão desde a questão financeira à falta de tempo para procurar um médico. Porém, o que muitos não sabem é que esse gesto simples pode retardar o diagnóstico, ter efeitos colaterais danosos à saúde e camuflar doenças mais graves. Para se ter uma idéia da gravidade da automedicação, o uso de um simples xarope para tosse pode mascarar os sintomas de um câncer nas vias respiratórias, permitindo que a doença evolua sem controle, podendo levar até a morte.
Os perigos da hipocondria e automedicação, o cuidado no uso de medicamentos alopáticos e até mesmo fitoterápicos e homeopáticos, serão desvendados no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 07. Não perca!
quinta-feira, outubro 27, 2011

Endividados

                  Foto: www.felizsemdividas.blogspot.com

Endividados

Quem nunca caiu nas armadilhas do “crédito fácil”? Achar que um empréstimo é um bom investimento, que o cartão de crédito é uma ótima opção para gastar e pagar contas, que o banco é seu amigo e por isso lhe deu cheque especial, cartão, financiamentos, empréstimos...
Bem, se você é um destes milhões de brasileiros e está totalmente endividado, usando o limite do cartão e o cheque especial para cobrir dívidas e despesas domésticas, tirando um empréstimo para quitar outro, se os juros estão multiplicando suas dívidas mês a mês, e seu nome já está no SPC e Serasa, você não pode perder o programa Sobre Todas As Coisas desta segunda-feira que vai ouvir os conselhos de especialistas que vão ensinar como renegociar suas dívidas.




sexta-feira, outubro 21, 2011

Respeito às diferenças

                                                                        Imagem: papo-retopapo-serio.blogspot.com

Nesta segunda-feira, dia 24, feriado em comemoração ao aniversário de Goiânia, o programa Sobre Todas As Coisas reprisa o episódio Respeito às Diferenças. Participaram do debate, a psicóloga Beth Fernandes, representante da comunidade LGBTT, José Eduardo da Silva Batista, assessor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Goiânia e o psicólogo Darlyton de Oliveira Barros, Gerente de Políticas da Diversidade da Semira.

“Somos muitos, mas somos únicos. Cada um de nós é diferente do outro e são as diferenças que possibilitam o nosso crescimento”.
Se não somos iguais e são as particularidades que nos dão essência, porque rotular esta ou aquela pessoa de feia, bonita, gorda, magra, negra, amarela, gay...? Se o outro é diferente de mim, por consequência, eu sou diferente dele também, o que dá a oportunidade para que ele não goste de certas ‘qualidades’ minhas.
Os pais têm direito de interferir na orientação sexual dos filhos? Qual a importância da família quando um filho assume a homossexualidade?
Questões sobre o respeito às diferenças, homofobia e preconceito racial serão o pano de fundo do Sobre Todas as Coisas.



sexta-feira, outubro 14, 2011

18 de outubro – Dia do Médico

                                                                     Imagem: www.acervosaber.com.br

Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana. Esses cientistas projetaram o Brasil internacionalmente no ramo da medicina e até hoje o país vem se destacando. Desde os primeiros passos dados pelos sacerdotes, cujo ofício tinha uma estreita relação com a divindade, a medicina caminhou a passos largos e hoje conta com o auxílio de tecnologias antes inimagináveis para salvar vidas.

O Estado de Goiás segue esses avanços e se destaca em várias áreas como no atendimento a pacientes com câncer, tratamento para queimaduras, procedimentos de oftalmologia, reabilitação e readaptação de acidentados, entre outros.

No dia 18 de outubro se comemora o Dia do Médico em muitos países, inclusive no Brasil. Para falar sobre os avanços da Medicina em Goiás e render homenagens a esses importantes profissionais, o Sobre Todas As Coisas traz na próxima segunda-feira, 17, a partir das 20 horas, renomados especialistas da Medicina goiana. Não perca!
sexta-feira, outubro 07, 2011

"Politicamente correto"

                         Imagem: www.comercomsal.blogspot.com


Qual o termo apropriado para as pessoas com mais de 60 anos? Velho ou idoso? E como se referir a essa fase da vida: terceira, melhor ou suave idade? A mesma pergunta se estende à forma de tratar ou se referir a negros, homossexuais, deficientes, e por aí vai. Qual a linguagem adequada para tratar as diferenças? O movimento do politicamente correto prega que termos pejorativos devem ser banidos do vocabulário par evitar manifestações preconceituosas de gênero, idade, raça, orientação sexual, condição física e social.

Até as cantigas de roda ensinadas na infância e propagadas de geração em geração são condenadas pelo movimento e sofrem uma “adaptação”. Já não se canta ‘Atirei o pau no gato’, pois incita maus tratos aos animais, assim como a conhecida cantiga ‘O Cravo brigou com a Rosa’ que, na visão dos defensores do politicamente correto, estimula a violência entre gêneros.

Até que ponto é preciso suavizar ou camuflar termos para se viver em sociedade? O preconceito não estaria nas pessoas e atitudes ao invés de estar nas palavras? Os termos adotados não são uma forma de mascarar a realidade e cercear a liberdade de expressão? Não existe um meio termo ou o próprio bom senso para não agredirmos o próximo gratuitamente por palavras?

O tema é bastante polêmico e deve gerar uma boa discussão no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 10. Participe! 
quinta-feira, setembro 29, 2011

Ansiedade




 Quem nunca sentiu um friozinho na barriga em algum momento da vida? Seja diante do vestibular, de uma grande viagem, um casamento, uma entrevista de emprego ou mesmo em situações cotidianas. Segundo especialistas, isto pode ser a ansiedade, que é uma reação natural do organismo, algo que está presente no desenvolvimento do ser humano, nas mudanças e experiências novas. Sintomas como inquietação, irritabilidade, insônia, tensão muscular e dificuldade de concentração, podem ser o sinal de alerta da ansiedade. Porém, quando problemas físicos ou psíquicos passam a prejudicar o cotidiano, é preciso procurar a ajuda de um profissional.
Os principais distúrbios da ansiedade, quais as causas, os tratamentos, terapias e soluções, estão entre os pontos a serem debatidos no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 03/10 com Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, na TV Brasil Central. Não perca!

           Não fique ansioso,  segunda está aí!
sexta-feira, setembro 23, 2011

Nas ondas do Rádio

                                                                Foto: tododiaumtextonovo.blogspot.com   


 No dia 25 de setembro comemora-se o dia do Rádio. A data foi escolhida por ser exatamente o aniversário de nascimento de Roquete Pinto – pai do rádio no Brasil. Apesar da chegada da televisão e de outras mídias, o rádio manteve-se como um meio de comunicação prático e de fácil acesso, que pode ser ouvido em qualquer lugar. Presente, direta ou indiretamente, no cotidiano da comunidade, o rádio exerce um papel determinante na formação e nas atitudes da população. Ciente da importância que esse veículo exerce na vida das pessoas ainda hoje, o Sobre Todas As Coisas da próxima segunda-feira, 26, convidou experts dessa mídia para falar tudo o que sabem e pensam sobre o assunto.
A importância do rádio para os ouvintes, como é a produção, qual o perfil do ouvinte de hoje e quem era o ouvinte há quarenta ou cinquenta anos, estão entre as questões que serão respondidas durante o programa. Tudo isso e ainda mais uma homenagem à Rádio Brasil Central que completou 60 anos de atividades agora em 2011.
Não perca o Sobre Todas as Coisas em comemoração ao Dia do Rádio e ao aniversário de 60 anos da RBC. Nesta segunda-feira, às 20h, com Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, aqui na TV Brasil Central.

Comemore com a gente!
quinta-feira, setembro 15, 2011

Profissões perigosas

                                                           Foto: www.asoperarias.com

‘Viver é um risco’ é o que diz a sabedoria popular. Como o trabalho faz parte da vida, logo as profissões que exercemos também têm seus riscos, umas mais que as outras, mas todas as ocupações ou vivências, lúdicas ou profissionais, comportam certo risco. São muitos os exemplos de pessoas que, na sua vida profissional, enfrentam perigos e desafiam a morte. Pode ser nas alturas como pilotos, trapezistas, limpadores de vidraças em arranha céus, trabalhadores da construção civil, ou na água, como os pescadores, mergulhadores que imergem nas profundezas de mares e oceanos, ou na terra, como os trabalhadores de extração mineral, indústria madeireira e até mesmo pilotos de automóveis, motoboys e agentes penitenciários. São profissionais que fazem do perigo uma profissão e levam a vida em risco por um ofício.
Para falar sobre o assunto, sobre como superar o medo no cumprimento destas profissões, ouvir histórias interessantes de trabalhadores que vivem essa tensão, e entender um pouco mais como funciona o psicológico nessas situações, o Sobre Todas as Coisas apresenta o tema “Profissões perigosas” na próxima segunda-feira, 19, às 20h na TV Brasil Central.
Vai ter muita adrenalina, você não pode perder!
quinta-feira, setembro 08, 2011

Artes Marciais: esporte violento?

                        Foto: mma-brasil.com


Aproveitando o momento de ampla repercussão do MMA - Mistura das Artes Marciais, o Sobre Todas as Coisas reprisa na próxima segunda-feira, 12, o programa,  Artes Marciais: esporte violento?
Participaram do programa profissionais renomados como o atleta paraolímpico Leonel da Cunha Moraes Filho e a doutora em psicologia social e especialista em psicologia do esporte, Adriana Bernardes Pereira. 

Artes Marciais: esporte violento?

Não existem registros precisos sobre a origem das artes marciais. Porém, acredita-se que elas tenham surgido na Índia há mais de dois mil anos.  De lá para cá muita coisa mudou, inclusive a forma como os povos veem as lutas seja no aspecto prático, místico, religioso ou desportivo. Entretanto, ainda hoje elas são associadas à violência, mas será que estimulam ou combatem a agressão? Ao passo que valores físicos, sociais, psíquicos e motores são trabalhados na formação dos atletas e as regras são rígidas e respeitadas.
O que se tem claro é que o objetivo dessas lutas é estabelecer dominância sobre o oponente, por meio de regras definidas, táticas e habilidades individuais.
Não se esqueça, Sobre Todas as Coisas, segunda-feira, 12, às 20h na TV Brasil Central.

quinta-feira, setembro 01, 2011

TPM: sintomas e soluções

                           Imagem: patchagas.blogspot.com

Para algumas mulheres o período pode passar despercebido, mas para outras, a maioria na verdade, é considerado um verdadeiro martírio. Estamos falando da TPM: Tensão Pré-Menstrual. Doença ou não, a síndrome causa diversos sintomas no organismo da mulher que vão desde dores de cabeça, dores musculares, cólicas até problemas psicológicos e mudanças de humor. Para amenizar os efeitos, o tratamento vai da reeducação alimentar à prática de exercícios físicos, até acompanhamento de especialistas com o uso de medicamentos antidepressivos.
Para se livrar desse transtorno algumas mulheres acabam, inclusive, procurando ajuda profissional para interromper o ciclo menstrual. O fato é que o problema é tão grave que em alguns países mulheres foram absolvidas de crimes por estarem nesse período considerado de “insanidade temporária”.
O código penal do Brasil não aborda a TPM, mas boa parte dos crimes cometidos por mulheres no país tem forte relação com a TPM: 60% das mulheres brasileiras que cometem crimes violentos estão no período pré-menstrual e 49% desses delitos são praticados até quatro dias antes da menstruação.
As causas, sintomas e tratamento da TPM, você confere no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 05, às 20h na TV Brasil Central. Você não pode perder.
Obs: Já viu né? TPM é coisa séria!




sexta-feira, agosto 26, 2011

Longevidade: qual o segredo?



            Imagem: www.verde.blogspot.com

Ultrapassar os cem anos de idade pode até não ser o sonho de todo mundo. Mas, desde os primórdios, o homem busca pela fantasia da juventude eterna. A mudança no comportamento, a alimentação e a postura diante dos problemas, aliados aos avanços da medicina, talvez possam ser a ‘receita’ para que esse sonho seja concretizado. Nas três últimas décadas a expectativa de vida aumentou 11 anos no Brasil. Dado um tanto animador. Só para se ter uma ideia, informações do Censo 2010 apontam a existência de mais de 17 mil pessoas com mais de cem anos no País.
Um morador de Petrolina de Goiás pode ser considerado o homem mais velho do mundo. Isto porque há uma controvérsia quanto a quem seja o homem mais velho do mundo ou do Brasil. Existem alguns idosos de 112, 114 anos que recebem esse título em suas cidades. Mas, se ele é ou não o homem mais velho não importa. O fato é que o senhor Augusto Guilherme da Cunha tem 118 anos comprovados na carteira de identidade. A equipe do Sobre Todas as Coisas foi à cidade conhecer o simpático e alegre centenário e trouxe uma matéria especial.
Longevidade: qual o segredo? Esse é o tema do Programa da próxima segunda-feira, 29, às 20h na TV Brasil Central. Um bate papo descontraído, entrevistados e matérias bastante interessantes sobre a busca da longevidade: segredos, mitos e receitas. Não perca!
quinta-feira, agosto 18, 2011

Autoajuda



Autoajuda: o que você pensa sobre isso?

Este é um tema que ainda demanda bastante reflexão e pesquisa,  e que divide opiniões das diversas áreas do conhecimento. Bastante criticada por intelectuais, a literatura de autoajuda é apreciada por  milhões de pessoas, que consomem os  livros deste segmento. Só para se ter uma ideia da dimensão, esse mercado  cresceu 700 por cento nos últimos oito anos. Os autores ligados a essa área  movimentam quantias infinitas de dinheiro em todo o mundo. Escritores como Roberto Shinyashiki, Deekpak Chopra e Augusto Cury arrebanham uma verdadeira ‘legião’ de leitores no Brasil e no exterior, que estão em busca do autoconhecimento, para tentar resolver seus problemas existenciais e  do mundo a sua volta.
O que cria essa demanda por livros de autoajuda? Será que as  respostas que as pessoas precisam  não estão no  seu  cotidiano, na  sua própria  família ou no seu  local de trabalho? Porque elas necessitam de fórmulas prontas para acreditar que o sucesso e a felicidade são possíveis? Como a física e a filosofia explicam a autoajuda e o positivismo na vida das pessoas? E a  psicologia, o que tem a dizer sobre o assunto?
As respostas para essas e outras questões você vai ficar sabendo no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 22, às 20h, na TV Brasil Central.



sexta-feira, agosto 12, 2011

Hiperatividade

                                                Imagem: www.interessantte.blogspot.com


Você conhece alguém que seja agitado demais, indisciplinado e com dificuldade de atenção e concentração? Essas são algumas características que podem indicar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Uma “doença” difícil de ser diagnosticada, que divide a classe médica e traz insegurança aos pais.
O Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira,15, vai debater esse assunto polêmico - um dos mais estudados da medicina e com mais evidências científicas que a maioria dos demais transtornos mentais. Vamos saber dos especialistas se a hiperatividade é uma doença “inventada” ou é uma “mera conseqüência da vida moderna”. Como se realiza o diagnóstico? Qual o tratamento? Quais as causas? Existe cura?
Sobre Todas as Coisas, segunda-feira, 15, às 20h na TV Brasil Central.

Você não pode perder essa discussão!



sexta-feira, agosto 05, 2011

Especial de Aniversário


No próximo dia 09 o programa Sobre Todas as Coisas vai completar um ano no ar. Ele estreou na TV Brasil Central, com o objetivo de levar entretenimento e informação, de uma forma descontraída e leve. Após mais de 50 edições, o Sobre Todas as Coisas se consolida como um importante disseminador de informações e um espaço onde são discutidos variados temas, desde comportamento humano a conteúdos factuais.
Na edição desta segunda-feira, 08 de agosto, véspera do aniversário do programa, você vai rever os melhores momentos, matérias e convidados especiais. O pano de fundo de discussão será a importância da televisão, ainda o maior meio de comunicação, mais popular e influente na vida das pessoas. Presente, direta ou indiretamente, a TV exerce um papel determinante na formação e nas atitudes da sociedade, causando fascínio em uns e, às vezes, repulsa em outros.

Não perca, Sobre Todas as Coisas especial de aniversário nesta segunda-feira, às 20h na TV Brasil Central.

Comemore com a gente!
quinta-feira, julho 28, 2011

Tem pai que é mãe

                              Foto:Andersontomio.blogspot.com

Trocar fralda, dar remédio na hora certa, ninar e dar o carinho que todo bebê e criança merecem. Há quem diga que isso é papel único e exclusivo de mãe. Mas não é bem assim. Pai presente, atencioso e carinhoso também cuida dos filhos tão bem quanto uma mãe e, às vezes, até melhor. Alguns pais acabam assumindo o papel de mãe por razões diversas: separação, viuvez ou até mesmo na inversão de papéis.
O que muda na cabeça de um homem quando ele torna-se pai?
Será que ao saber que será responsável por um novo ser, alguns conceitos e valores mudam? Quais tarefas devem ser divididas com a mãe em relação à educação dos filhos? Que tipo de comportamento a sociedade cobra do pai?
Tem pai que é mãe é o tema do Sobre Todas As Coisas da próxima segunda-feira, 1º, em que o Programa renderá homenagens aos homens que sabem bem a arte de ser pai.

Não perca!


quinta-feira, julho 21, 2011

Stress: mal silencioso

                                                   Foto: www.compassosrh.com.br


Não importa o idioma da palavra, o significado e a tensão que o termo carrega são os mesmos. Nos dias atuais é difícil ouvir alguém dizer que nunca passou por uma situação de stress ou estresse. Trata-se de um estado constante que se manifesta nas pessoas, traduzindo a sensação de profundo esgotamento físico e mental, gerado pelas mudanças e pelo sistema que rege o mundo moderno.
O stress pode ser provocado por aspectos sociais, econômicos, psicológicos e culturais relacionados entre si. Esse conjunto de circunstâncias tem gerado distúrbios emocionais, doenças e baixo desempenho pessoal e profissional.
Qual a relação entre o stress e as doenças do coração?  Homem e mulher reagem de forma diferente em situações de stress? Quem tem mais stress? Quais as profissões mais estressantes? É uma doença do século?  Quais as doenças causadas por esse mal silencioso?
Essas e outras questões no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda, 25.
O cardiologista Weimar Sebba Barros, a sargento do corpo de bombeiros, Luciana Luiza de Araújo, vencedora da quarta edição do programa No Limite e o empresário Carlos Rosemberg, desvendam o enigma desse mal silencioso.

Você não pode perder! Sobre Todas as Coisas, segunda-feira, 25, às 20h na TV Brasil Central.
quinta-feira, julho 14, 2011

Felicidade é ...

                                                  Imagem: sejaprafrentex.blogspot.com

Se procurarmos no dicionário o significado da palavra felicidade teremos a seguinte descrição: qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento.
Porém, se perguntarmos o conceito de felicidade às pessoas, teríamos respostas variadas, de acordo com as necessidades e expectativas de cada um. Alguns a relacionam à posse de bens materiais, à conquista de um bom emprego, ao casamento com a mulher ou homem amado.
E você? Está condicionando sua felicidade a algum acontecimento? A algum bem material, a alguma pessoa? Será esse o caminho da felicidade?

Estas e outras questões serão tratadas na reprise do programa Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 18, às 20h, na TV Brasil Central.
Não perca!


quinta-feira, julho 07, 2011

Infidelidade

                                                                Imagem:  upblogs.net   
 
      O tema infidelidade ainda é um tabu. Muitos tratam o assunto de forma oculta, não se sentem completamente à vontade para se definir como traídos ou traidores. Embora pesquisas mostrem que homens e mulheres admitam que já foram traídos, a expectativa é de que os números sejam bem maiores do que o divulgado. Se é fato que a traição é um problema enfrentado pela maioria dos casais, alguns estudos mostram que ela ainda é assunto varrido para debaixo do tapete.
      Por que traímos? Baixa auto-estima, vingança, falta de novidades? O que fazer com o traidor compulsivo? Quais os efeitos da infidelidade? Este é o tema do Sobre Todas as Coisas desta segunda-feira que vai apresentar casos de pessoas que traíram e que foram traídas. Especialistas no assunto vão explicar os motivos da infidelidade conjugal.
quinta-feira, junho 30, 2011

Em busca da fama

                                                                                    Imagem: sobrefatosedevaneios.blogspot.com      

Quem nunca sonhou em ter pelo menos quinze minutos de fama? Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de ser quando crescer, provavelmente a resposta seria: bailarina, cantor, atriz, modelo, e por aí vai. Agora, mais que nunca, acrescente aos sonhos dos meninos e até de meninas, o desejo de ser jogador de futebol, cantor de música sertaneja....

Fama, dinheiro e realização profissional. Mas, como conquistar tudo isso e se manter no topo? O que é preciso para chegar lá? Quais os obstáculos, limites e privações para tornar o sonho em realidade? Qual o papel dos pais na escolha e conquista profissional ? 
Em busca da fama é o tema do Sobre Todas as Coisas que vai apresentar casos de pessoas que buscaram e conquistaram o sucesso e outros que correm atrás dos seus sonhos a todo custo. Especialistas no assunto e famosos vão dar as dicas de como trilhar este caminho.
quarta-feira, junho 22, 2011

LIXO - um problema mundial

                            Foto: portalva.com.br

Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. A sociedade, colocando o lixo para fora ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual, porém, não entende que as áreas de depósito de lixo das cidades (aterros sanitários ou lixões), estão cada vez mais escassas. Dessa forma, também não percebe que o lixo jogado em terrenos baldios favorece a proliferação de insetos, inclusive o mosquito da dengue.
Além disso, lixos mal acondicionados e descartados livremente podem causar outros problemas como o aparecimento de ratos e baratas que podem causar graves doenças e o entupimento de galerias pluviais, que resulta em sérios alagamentos. Atitudes individuais inconscientes que transformam-se em grandes problemas coletivos!
LIXO - um problema mundial, esse é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 27, que irá discutir questões sobre a responsabilidade de cada um com o lixo que produz. Vamos falar também sobre as políticas públicas que buscam reverter a situação fiscalizando o descarte e armazenagem do lixo doméstico, hospitalar, tecnológico, radioativo ...
Não perca!
sexta-feira, junho 17, 2011

Infância maltratada

 
                                                                                Imagem: www.protocolonerd.com

A cada 15 segundos uma criança se torna vítima de abuso sexual no mundo. No Brasil, a frequência é de uma a cada oito minutos. Dados que chocam e que nos fazem refletir sobre o quê leva a esse tipo de violência praticada, na maioria das vezes, por familiares ou pessoas ligadas a família: vizinhos, amigos e até professores.
Uma triste realidade alimentada por uma rede de pornografia infantil on-line que chega a movimentar 5 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, com a venda de fotos e vídeos.
Em Goiás os números também são alarmantes. Somente este ano já foram instaurados 180 inquéritos para investigar crimes praticados contra crianças e adolescentes, dos quais 110 apuram crimes de abusos sexuais. Um caso mais recente resultou na morte de um bebê de cinco meses, que teria sido violentado pelo próprio pai.
Como proteger nossas crianças? O que tem sido feito pelas autoridades para punir pedófilos? Qual o perfil dos agressores? Qual o acompanhamento e atendimento as famílias e crianças vítimas desse tipo de violência recebem? Essas e outras questões no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda, 20, às 20h na TV Brasil Central.
sexta-feira, junho 10, 2011

Par ideal



                                                                                     Imagem: camilamilano.blogspot.com

Algumas pessoas passam toda a vida à procura de sua cara metade, projetando no outro qualidades e expectativas e esperando nele a concretização de sua felicidade. Mas, será que existe mesmo o par ideal, a alma gêmea? Se sim, quem seria esse par perfeito? Será o príncipe encantado ou a princesa dos contos de fadas ou aquela pessoa que irá te completar, te entender, tornando sua vida mais rica, mais estimulante e mais feliz?
Para muitos essa busca ainda continua e a conquista do par ideal parece impossível. Sites de relacionamento e até agências de matrimônio entram em cena e parecem ser a última alternativa para aqueles que se cansaram de esperar pela ‘mãozinha’ do destino.
Par ideal é o tema do Sobre Todas as Coisas desta segunda-feira, 13, às 20h na TV Brasil Central. Respostas a inúmeras perguntas e dicas para quem não encontrou sua cara metade.  

Você não quer ficar sozinho a vida toda, não é?
sexta-feira, junho 03, 2011

Boa forma com saúde

                                           Foto: theendofmymind.blogspot.com


As férias de julho estão chegando e quem não quer exibir aquela barriga enxuta, pernas torneadas e um bumbum durinho? E é claro que, além da boa forma, esbanjar saúde? Mas, será que existe uma receita para isso?
Alimentação saudável certamente deve somar-se a lista, porém, a grande promessa do corpo sarado ainda é a atividade física. Musculação, ginástica, yoga, pilates, spinning, jump ... São tantas opções! Como escolher entre essa variedade de atividades a que melhor se adéque ao seu organismo e aos resultados desejados?
Manter a “boa forma com saúde” é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda, 06. Os benefícios da atividade física, as peculiaridades de cada modalidade, mitos e tabus, estão entre os assuntos que serão desvendados no Programa. Para a tarefa, profissionais de tarimba: o cardiologista Paulo César da Veiga Jardim, o fisioterapeuta Dawglisch Sacramento e o Personal Trainer Marcelo Milhomem.

Você não pode perder! (ou vai ficar aí parado?)