quinta-feira, setembro 29, 2011

Ansiedade




 Quem nunca sentiu um friozinho na barriga em algum momento da vida? Seja diante do vestibular, de uma grande viagem, um casamento, uma entrevista de emprego ou mesmo em situações cotidianas. Segundo especialistas, isto pode ser a ansiedade, que é uma reação natural do organismo, algo que está presente no desenvolvimento do ser humano, nas mudanças e experiências novas. Sintomas como inquietação, irritabilidade, insônia, tensão muscular e dificuldade de concentração, podem ser o sinal de alerta da ansiedade. Porém, quando problemas físicos ou psíquicos passam a prejudicar o cotidiano, é preciso procurar a ajuda de um profissional.
Os principais distúrbios da ansiedade, quais as causas, os tratamentos, terapias e soluções, estão entre os pontos a serem debatidos no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 03/10 com Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, na TV Brasil Central. Não perca!

           Não fique ansioso,  segunda está aí!
sexta-feira, setembro 23, 2011

Nas ondas do Rádio

                                                                Foto: tododiaumtextonovo.blogspot.com   


 No dia 25 de setembro comemora-se o dia do Rádio. A data foi escolhida por ser exatamente o aniversário de nascimento de Roquete Pinto – pai do rádio no Brasil. Apesar da chegada da televisão e de outras mídias, o rádio manteve-se como um meio de comunicação prático e de fácil acesso, que pode ser ouvido em qualquer lugar. Presente, direta ou indiretamente, no cotidiano da comunidade, o rádio exerce um papel determinante na formação e nas atitudes da população. Ciente da importância que esse veículo exerce na vida das pessoas ainda hoje, o Sobre Todas As Coisas da próxima segunda-feira, 26, convidou experts dessa mídia para falar tudo o que sabem e pensam sobre o assunto.
A importância do rádio para os ouvintes, como é a produção, qual o perfil do ouvinte de hoje e quem era o ouvinte há quarenta ou cinquenta anos, estão entre as questões que serão respondidas durante o programa. Tudo isso e ainda mais uma homenagem à Rádio Brasil Central que completou 60 anos de atividades agora em 2011.
Não perca o Sobre Todas as Coisas em comemoração ao Dia do Rádio e ao aniversário de 60 anos da RBC. Nesta segunda-feira, às 20h, com Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, aqui na TV Brasil Central.

Comemore com a gente!
quinta-feira, setembro 15, 2011

Profissões perigosas

                                                           Foto: www.asoperarias.com

‘Viver é um risco’ é o que diz a sabedoria popular. Como o trabalho faz parte da vida, logo as profissões que exercemos também têm seus riscos, umas mais que as outras, mas todas as ocupações ou vivências, lúdicas ou profissionais, comportam certo risco. São muitos os exemplos de pessoas que, na sua vida profissional, enfrentam perigos e desafiam a morte. Pode ser nas alturas como pilotos, trapezistas, limpadores de vidraças em arranha céus, trabalhadores da construção civil, ou na água, como os pescadores, mergulhadores que imergem nas profundezas de mares e oceanos, ou na terra, como os trabalhadores de extração mineral, indústria madeireira e até mesmo pilotos de automóveis, motoboys e agentes penitenciários. São profissionais que fazem do perigo uma profissão e levam a vida em risco por um ofício.
Para falar sobre o assunto, sobre como superar o medo no cumprimento destas profissões, ouvir histórias interessantes de trabalhadores que vivem essa tensão, e entender um pouco mais como funciona o psicológico nessas situações, o Sobre Todas as Coisas apresenta o tema “Profissões perigosas” na próxima segunda-feira, 19, às 20h na TV Brasil Central.
Vai ter muita adrenalina, você não pode perder!
quinta-feira, setembro 08, 2011

Artes Marciais: esporte violento?

                        Foto: mma-brasil.com


Aproveitando o momento de ampla repercussão do MMA - Mistura das Artes Marciais, o Sobre Todas as Coisas reprisa na próxima segunda-feira, 12, o programa,  Artes Marciais: esporte violento?
Participaram do programa profissionais renomados como o atleta paraolímpico Leonel da Cunha Moraes Filho e a doutora em psicologia social e especialista em psicologia do esporte, Adriana Bernardes Pereira. 

Artes Marciais: esporte violento?

Não existem registros precisos sobre a origem das artes marciais. Porém, acredita-se que elas tenham surgido na Índia há mais de dois mil anos.  De lá para cá muita coisa mudou, inclusive a forma como os povos veem as lutas seja no aspecto prático, místico, religioso ou desportivo. Entretanto, ainda hoje elas são associadas à violência, mas será que estimulam ou combatem a agressão? Ao passo que valores físicos, sociais, psíquicos e motores são trabalhados na formação dos atletas e as regras são rígidas e respeitadas.
O que se tem claro é que o objetivo dessas lutas é estabelecer dominância sobre o oponente, por meio de regras definidas, táticas e habilidades individuais.
Não se esqueça, Sobre Todas as Coisas, segunda-feira, 12, às 20h na TV Brasil Central.

quinta-feira, setembro 01, 2011

TPM: sintomas e soluções

                           Imagem: patchagas.blogspot.com

Para algumas mulheres o período pode passar despercebido, mas para outras, a maioria na verdade, é considerado um verdadeiro martírio. Estamos falando da TPM: Tensão Pré-Menstrual. Doença ou não, a síndrome causa diversos sintomas no organismo da mulher que vão desde dores de cabeça, dores musculares, cólicas até problemas psicológicos e mudanças de humor. Para amenizar os efeitos, o tratamento vai da reeducação alimentar à prática de exercícios físicos, até acompanhamento de especialistas com o uso de medicamentos antidepressivos.
Para se livrar desse transtorno algumas mulheres acabam, inclusive, procurando ajuda profissional para interromper o ciclo menstrual. O fato é que o problema é tão grave que em alguns países mulheres foram absolvidas de crimes por estarem nesse período considerado de “insanidade temporária”.
O código penal do Brasil não aborda a TPM, mas boa parte dos crimes cometidos por mulheres no país tem forte relação com a TPM: 60% das mulheres brasileiras que cometem crimes violentos estão no período pré-menstrual e 49% desses delitos são praticados até quatro dias antes da menstruação.
As causas, sintomas e tratamento da TPM, você confere no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 05, às 20h na TV Brasil Central. Você não pode perder.
Obs: Já viu né? TPM é coisa séria!