quinta-feira, dezembro 19, 2013

O Poder do Riso

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, o trecho da música revela bastante sobre o cotidiano. Momentos de sofrimento e de alegria perpassam todos os nossos dias, ser feliz parece então ser uma escolha. E, por que não sorrir?
Existem muitas maneiras de colocar um sorriso no rosto. E inúmeros relatos de melhoria física com o uso de terapias relacionadas apenas a contração provocada no rosto pela força do riso, que faz os olhos fecharem e às vezes até provocam lágrimas.
O riso foi o tema do método de tratamento utilizado no filme Patch Adams, que fez muito sucesso em todo o mundo. O personagem principal tratava os pacientes de modo a buscarem a própria felicidade e a melhor maneira para viver.
Os doutores da alegria são outro exemplo de uso da risada para tratamento de pessoas, no caso paciente com câncer, especialmente crianças. O resultado segundo os médicos tradicionais é uma visível melhoria nas expectativas das pessoas após o tratamento.
A alegria é um remédio para uma alma triste? Vamos reprisar nesta segunda-feira, 23 de dezembro, "O Poder do Riso" e até lá espere sorrindo... 
segunda-feira, dezembro 16, 2013

Poder das Redes Sociais

O advento da internet chegou e permitiu democratizar a comunicação. O público também produz a própria informação. As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta, e por meio delas é possível tratar diversos assuntos.  Nas últimas semanas, a notável indignação do povo brasileiro, deixou de ser apenas“hashtag” e tomou forma e força nas ruas. Acredita-se que o estopim das manifestações pelo Brasil se deu por meio das redes sociais na internet. O brasileiro finalmente percebeu que pode usá-las como instrumento político. Hoje é relativamente fácil e rápido reunir milhares de pessoas em um determinado local para lutar por um objetivo comum, como vem acontecendo com tanta insatisfação política. Na internet todo mundo tem vez e voz e por isso se torna um espaço totalmente democrático. A influência das mídias. Assista a reprise do tema "Poder das Redes Sociais" hoje, às 20h, na TV Brasil Central. Não perca!
quinta-feira, dezembro 05, 2013

Autismo

portalangels.com.br
ONU-Organização das Nações Unidas estima que no mundo existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo e no Brasil a síndrome atinge mais de dois milhões de pessoas.  Segundo especialistas o autismo em crianças é mais comum que AIDS, câncer e diabetes juntos. O autismo é uma síndrome complexa e a pessoa tem dificuldades de relacionamento, prefere a solidão, resiste a mudança de rotina, tem dificuldades em expressar suas necessidades, apresenta acessos de raiva, hiperatividade e falta de habilidade motora, entre outros comportamentos que despertam debates e estudos científicos. Quais as causas do autismo? O problema tem cura? Como identificar a síndrome? Como lidar com uma pessoa autista? O diagnóstico precoce ajuda a oferecer qualidade de vida para as pessoas com autismo? Existem políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo? O Programa Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda-feira, 09.12 às 20h vai abordar o tema Autismo. Participe, dê sua opinião através das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone 3201-7708.
quinta-feira, novembro 28, 2013

Obesidade – Desafio de todos

                                                      Imagem:www.google.com.br
Um prato cheio de batata frita, uma bacia abarrotada de pipocas ou aquele churrasquinho suculento no fim da tarde acompanhado de uma geladinha. Você pode comer tudo isso e muito mais sem peso na consciência? Se você é daquelas pessoas que vivem em guerra constante com a balança é melhor avaliar bem o cardápio antes de sentar-se à mesa. E atualmente, segundo estatísticas, um batalhão de pessoas precisa preocupar e muito com calorias que ingere. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Obesidade calcula que 70 milhões de brasileiros, o equivalente a 40% da população do país estão acima do peso. Um número mais que dobrou nos últimos 30 anos. Responsável por um grande número de doenças no mundo, a obesidade também apresenta números preocupantes em Goiás. Estima-se que 47% dos goianos têm sobrepeso. O homem primitivo não era obeso, pois se alimentava de sementes, raízes e frutas. Hoje temos uma infinidade de opções de alimentos industrializados com altos teores de gordura. Esses alimentos são responsáveis pelos quilos em excesso? A obesidade é um problema de saúde pública? É possível tratar a obesidade pelo SUS? Como identificar se uma pessoa está obesa? Quais os principais riscos a que está sujeita uma pessoa acima do peso? A obesidade, um desafio de todos é tema do Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda feira, 02.12, às 20h. Participe, dê sua opinião através das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone 3201-7708.
quinta-feira, novembro 21, 2013

Filhos Cuidadores

                           Imagem: idadecerta.com.br

A idade chega, as forças já não respondem como antigamente e os dias parecem mais longos sem a correria típica da juventude. É o momento de inverter os papéis. Os pais que dedicaram a vida aos filhos agora precisam ser amparados. Eles passam de protetores a protegidos. Entra em cena a figura dos filhos cuidadores, aqueles que adotam os pais e não medem esforços nem despesas para garantir a dignidade e respeito à vida na velhice. Mesmo nas famílias numerosas é comum a tarefa ficar sob responsabilidade de um integrante do grupo. Nem sempre o cuidador conta com a ajuda dos demais parentes. Para executar essa tarefa tão nobre é preciso  paciência, dedicação, planejamento e acima de tudo amor. Os filhos que viram pais dos pais, mesmo com a dedicação extremada continuam o seu caminhar. Um dia também ficarão lentos e enfraquecidos pela idade avançada. É a ordem natural da vida. Eles também serão amparados pelos seus filhos? Por que é comum, notícias denunciando abandono e outras formas de maus tratos contra idosos? Quais as punições previstas na lei? O Programa Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 25.11 vai abordar o tema Filhos Cuidadores. Participe das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone 3201-7708.




quinta-feira, novembro 14, 2013

Medicina Alternativa

                                               Imagem: mundoalkalina.blogspot.com

Gripe, enxaqueca e aquela febre que não quer passar. Só quem já sentiu esses incômodos sabe que o chazinho da vovó é um santo remédio. O uso de plantas para tratar doenças faz parte da cultura do brasileiro e não é de hoje. O hábito é tão antigo quanto a história da humanidade. E no mundo moderno a medicina alternativa conquista cada vez mais novos adeptos em busca de saúde e bem estar. O tratamento a base de plantas medicinais com a finalidade profilática, curativa ou para fins de diagnóstico foi oficialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde em 1978. As autoridades de saúde recomendam cautela com as crendices e os charlatões que usam da boa fé para ludibriar as pessoas com as fórmulas milagrosas. Acupuntura, auriculoterapia, cromoteria, iridologia, reiki e muitas outras práticas se enquadram no vasto campo da Medicina Alternativa. Qual é a receita para alcançar a saúde do corpo e da mente, sem efeitos colaterais? Os medicamentos manipulados são recomendados para todos os males?
O chá da vovó realmente faz efeito? Essas e outras questões serão respondidas no Programa sobre Medicina Alternativa na próxima segunda feira, 18/11, às 20h. Participe através das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone 3201-7708.

quinta-feira, novembro 07, 2013

Assédio moral no trabalho

                                                                       assediomoralis
Você já se sentiu humilhado no ambiente de trabalho? Já sentiu vontade de abandonar tudo em função de repetidas condutas de chefes que tentam te desqualificar, constranger e diminuir sua importância diante dos colegas? Isso é o chamado assédio moral que segundo especialistas é uma tortura psicológica, abusiva, intencional que visa demolir psiquicamente um indivíduo ou grupo. Essa situação degrada as condições de trabalho atingindo a dignidade do trabalhador e coloca em risco sua integridade pessoal e profissional durante o exercício de suas funções. Em muitos casos a pessoa não suporta a pressão e acaba pedindo demissão do emprego.  O assédio moral no trabalho é crime e a vítima deve vencer a barreira do medo e denunciar o agressor pela conduta abusiva. Em Goiás o governo deve enviar  à Assembleia Legislativa um projeto de lei  para coibir o problema no serviço público. No âmbito geral, a punição se ampara no Código Penal Brasileiro e a maioria na justiça trabalhista. Existem formas de prevenir o assédio moral no trabalho? Quais condutas podem caracterizar o problema? Quais os danos que essa conduta pode causar para a saúde da vítima? Existe assédio moral do subordinado para o chefe? O Programa Sobre Todas as Coisas da próxima-segunda feira, 11.11, vai responder essas e outras perguntas. Participe através das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone- 3201-7708.


quinta-feira, outubro 31, 2013

Projeto Verão

                                                            Imagem: corpoetreino.com.br

Moro num país tropical.... Terra de belíssimas praias e clima quente. Mas é no verão que a temperatura convida a todos para curtir as belezas que o Brasil exibe de Norte a Sul. A estação mais quente do ano é também para os estilistas a mais charmosa e inspiradora. Dentro de alguns dias as lojas estarão exibindo as tendências com as cores fortes do verão e para ficar elegante e desfilar como manda o figurino, é preciso estar em dia com o corpo. Nessa época as academias ficam lotadas, as promessas daquela dieta que era para ser feita desde janeiro, saem da gaveta. Tudo em nome da beleza.  O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março, coincidindo com as férias escolares, período de alta temporada para o turismo. Portanto não perca tempo, corra para aproveitar o verão em boa forma. O Programa Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda feira, 04/11, às 20h vai abordar o tema Projeto Verão. Como as pessoas se preparam para chegar bem na estação mais quente do ano? Qual é o caminho mais curto, seguro e correto para se preparar para o verão? Existe fórmula perfeita? Qual a alimentação ideal para essa época? Qual é o seu projeto para o verão?  Essas e outras perguntas serão respondidas durante o nosso bate papo. Participe através das redes sociais @sobretodas; sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo telefone- 3201-7708.
sexta-feira, outubro 25, 2013

Tempo


Milhares de pessoas buscam diariamente alternativas para conciliar todas as responsabilidades, dentro de um determinado horário. Os dias se tornaram curtos para quem trabalha, estuda e para os afazeres domésticos. A vida anda corrida e atarefada para tantas responsabilidades. Muitas vezes, as 24 horas do dia não são suficientes para realizar tudo e ainda cuidar de si próprio. Alguns usam estas horas de forma proveitosa e útil, enquanto outros têm dificuldades em coordenar este recurso tão limitado e precioso. É preciso dormir, descansar e ter momentos de lazer. A velocidade das informações leva o indivíduo a buscar múltiplas tarefas, e consequentemente, múltiplas saídas. Será que o homem é uma vítima do tempo? Como administrá-lo produtivamente? A importância da pontualidade e como usar o "tempo livre"? Tempo é o tema que o Sobre Todas As Coisas reprisa nesta segunda-feira dia 28/10 às 20h, na TV Brasil Central.


quinta-feira, outubro 17, 2013

Goiânia 80 anos


Já se passaram 80 anos. Goiânia, a cidade projetada para 50 mil habitantes, hoje abriga quase um milhão e meio de pessoas. O coração de nossa capital  é generoso e se abre em leque para os agregados das cidades vizinhas, e assim o número de filhos se torna ainda maior.  Goiânia  não é só dos goianos. É de mineiros, baianos, paulistas, sulistas e de tantos outros sotaques e nacionalidades que para cá vieram em busca de sonhos. E aqui na bela cidade de  largas ruas e avenidas, praças floridas, muitos parques, povo hospitaleiro e dos efervescentes bares, sonhamos juntos e construímos, o hoje e o amanhã de nossas famílias.  Temos orgulho de nossa identidade goianiense e do título de uma das capitais com melhor qualidade de vida do país.  Como qualquer metrópole, temos sim, desafios da vida moderna. Mas, o momento é de festa, de celebração e o Programa Sobre Todas as Coisas declara seu amor à Goiânia na próxima segunda feira, 21. Vamos juntos render nossas homenagens à cidade que vivemos. Participe através das redes sociais @sobretodas , sobretodasascoisastv@hotmail.com  e  pelo telefone- 3201 -7708 .
segunda-feira, outubro 14, 2013

A nova família


Nesta segunda-feira, 14 tem Sobre Todas as Coisas, na TBC News . TV Brasil Central TV Cultura , às 8 horas da noite com um tema: "A nova família", participem por meio de nossas redes sociais: @sobretodas , sobretodasascoisastv@hotmail.com ,  pelo telefone-: 3201 -7708  ou assista ao vivo: http://agendaculturaltbc.blogspot.com.br/
quinta-feira, outubro 10, 2013

Nova Família

                                          Imagem:Google

“Meu filho Pedro é filho único e tem um irmão, o Sócrates que é filho do pai dele, fruto do segundo casamento. Sócrates tem uma irmã, a Letícia, filha da esposa do pai dele. Letícia até pode namorar , casar e formar uma família com o Pedro, pois geneticamente não têm nenhum parentesco.”  Os nomes são fictícios, mas essa é uma história cada dia mais real nos lares  nos quatro cantos do mundo. Para quem está fora da história, às vezes dá um nó na cabeça até entender  os novos arranjos familiares.  Quem faz parte do elenco se adapta à realidade, pois é cada vez mais comum os laços de  amizade entre os chamados irmãos tortos e os demais integrantes desse mundo que os uniu. O diálogo ainda é a  receita mais eficaz para que os meus, os seus, os nossos filhos  vivam em harmonia e consigam disseminar a paz estreitando os laços de família. Nesse leque de arranjos familiares se incluem também as relações homoafetivas que no dia a dia ocupam generosos espaços nos noticiários na luta contra o preconceito. O Programa Sobre Todas as Coisas, antenado com as mudanças da sociedade contemporânea, coloca em pauta a Nova Família. É na próxima segunda feira, 14/10 às 20h. Você e a sua família são nossos convidados. Até lá!
quinta-feira, outubro 03, 2013

Disciplina-Lição de Casa

 promaravilha.blogsp

O sonho de ter um filho é acalentado muito antes dele ser concebido. As mudanças na vida do casal vão acontecendo dia após dia e seguem por todas as etapas da vida da criança tão esperada. Ensinar o Be a Bá da vida é uma tarefa que exige disciplina, responsabilidade, maturidade e acima de tudo muito amor. E com a correria do dia a dia, os pais estão ficando cada vez menos tempo ao lado dos filhos. Há quem diga que as escolas além de ensinar a ler e escrever estão assumindo tarefa que é obrigação dos pais. É bom lembrar que os valores que se aprende na infância servem para toda vida. Nesse tripé pais-filhos-escola, onde começam e onde terminam os direitos e deveres de cada um?  Qual é o papel da escola? As crianças e adolescentes sabem dos seus limites? E os pais, estão fazendo direitinho a lição de casa? Quem merece 10 ou nota vermelha nessa caminhada que forma um cidadão? Ajude-nos a responder essas e outras questões no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 07/10, às 20 horas. Disciplina-Lição de Casa é o tema. Fique ligado e participe!
sexta-feira, setembro 27, 2013

Influência das redes sociais na carreira profissional

Imagem: blog.grupofoco.com.br 

A vida é escancarada na rede mundial de computadores. É assim que acontece com a maioria das pessoas, que mantém um perfil  nas redes sociais.  O facebook virou muro de lamentações, espaço para declarações de amor, juras de amizade eterna, álbuns de fotos do primeiro filho, do casamento com toda pompa e das baladas nas altas horas da madrugada. Tem também aqueles que reclamam do trabalho e do chefe que sempre cobra resultados. Aí mora o perigo., pois a web é pública e qualquer pessoa pode ler seus posts. Por isso cautela e bom senso podem evitar constrangimentos e até mesmo uma demissão do emprego.   Uma regra que vale muito é contar até três antes de apertar a tecla Enter. Se tiver dúvida do que escreveu aperte o delete e garanta sua tranquilidade.

Pesquisas revelam que as empresas que recrutam candidatos para o mercado de trabalho usam cada vez mais informações dos perfis das redes sociais. É bom estar atento às dicas para não cometer nenhum pecado na rede social e proteger a vida profissional e pessoal. O Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda, dia 30, vai abordar o tema Redes sociais e carreira profissional. Fique ligado!  Nesse caso não economize, aproveite as redes sociais e participe! Até lá.
quinta-feira, setembro 12, 2013

A influência dos games


A indústria de jogos eletrônicos abastece o mercado com novidades todos os dias. Essa diversão preferida de boa parcela da população também desperta questionamentos sobre a influência no comportamento de crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Geralmente os games trazem conteúdos violentos, bem distante daquelas brincadeiras inocentes da infância.
A adrenalina de horas e horas de vedeogames é vício? Os jogos que jorram sangue  podem banalizar a violência? Há risco de confundir ficção com a realidade? Na dúvida é melhor limitar o tempo dedicado ao entretenimento e ser vigilante quanto ao conteúdo dos games de acordo com a faixa etária. A influência dos games violentos na vida das pessoas divide a opinião de especialistas. O Programa Sobre Todas as Coisas vai abordar o tema na próxima segunda-feira, 16, às 20 horas.  E você entra nesse jogo de que lado? Dê sua opinião. Participe. Esperamos você. Até lá.
sexta-feira, setembro 06, 2013

Alergia alimentar


Você sabia que 9% da população brasileira sofre com alergia alimentar? As estatísticas revelam que se o pai ou a mãe são alérgicos, a probabilidade de terem filhos com o mesmo problema é de 75%. A alergia alimentar geralmente se manifesta na infância e é a rejeição do corpo humano a certos alimentos essenciais para o organismo, como leite, ovo, soja, trigo, amendoim, nozes, peixe e crustáceos.
Há também a intolerância à lactose que atinge até 70% dos adultos brasileiros. Para esse universo de pessoas, um copo de leite ou um pedaço de queijo pode causar sérios problemas.

Existem medicamentos que previnem ou amenizam os sintomas que causam tantos incômodos para os alérgicos? Qual é o tratamento mais eficaz? Essas pessoas tem que abolir do cardápio o prazer de uma refeição farta de frutos do mar ou resistir a tentação de um pão de queijo que acaba de sair do forno? O Programa Sobre Todas as Coisas vai abordar o tema Alergia Alimentar. Segunda-feira, dia 9 às 20 horas. Não perca e participe!
sexta-feira, agosto 30, 2013

Patriotismo


Estamos na semana da Pátria e nesses dias o sentimento de patriotismo fica evidente nos desfiles pelo país, no hasteamento solene da bandeira do Brasil e nas execuções do hino nacional.  Esse sentimento se revela com força total quando a Seleção Brasileira entra em campo. A nação de torcedores apaixonados se veste de verde e amarelo para expressar o seu amor pelo país. Porque esse sentimento patriótico temporário não se estende nos 365 dias do ano?  Afinal patriotismo significa amor, orgulho e respeito pela terra natal. Ser patriota é valorizar a cultura do país, suas riquezas naturais e seus símbolos nacionais como bandeiras, brasões, hinos, etc. Ser patriota é se emocionar ao toque do hino nacional.  É defender e lutar por um país melhor, independente de época e modismos. Você é patriota? Como expressa o seu sentimento a pátria amada Brasil?  O Programa Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda-feira, dia 2, convida você para juntos falarmos sobre Patriotismo. Até lá!
quinta-feira, agosto 22, 2013

Trabalhar com prazer

Em pé: Rodolpho, Márcia, Núbia, Vanessa e Fernando. Sentadas: Ana Maria, Sheila, Susete e Kênida.
Em comemoração aos três anos do Programa Sobre Todas as Coisas, vamos encerrar o mês de Agosto com uma edição especial: Trabalhar com prazer! Na vida é preciso ter estímulos e estar sempre em busca da felicidade. É preciso reconhecer os bons amigos e dar sempre o melhor de si. Seja um arbusto ou um pinheiro, mas que seja o melhor. O trabalho não pode se tornar um martírio, pelo contrário, trabalhar é ocupar-se de alguma maneira e de certa forma contribuir com os demais. É unir ideias, somar disposição e comemorar resultados. Todo trabalho é digno e merece ser realizado com excelência. O tempo passa e o ser humano está sempre pronto, pronto para aprender mais um pouco, conhecer mais um pouco, superar as expectativas e se surpreender. Há quem diga que não há nada mais prazeroso do que amar seu próprio trabalho e se sentir realizado com o que faz todos os dias. O retorno e a recompensa serão devidamente colhidos por aqueles que se dedicam e se fazem uteis. E como diz o cantor, “que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também, e que você diga a ele pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”. Nosso prazer é preparar toda semana um tema diferente para você, telespectador. Nós te esperamos, não perca, na próxima segunda-feira, 26/08, às 20h, na TV Brasil Central.
sexta-feira, agosto 16, 2013

Fim das APAES

www.mestresdicas.com


Uma resolução do Conselho Nacional de Educação torna obrigatório que alunos deficientes sejam matriculados na rede regular de ensino e que o atendimento especializado seja apenas uma complementação. A proposta é alterar o Plano Nacional da Educação (PNE), que prevê para até 2016, por fim às verbas destinadas as APAEs do Brasil. Este projeto se tornou motivo de preocupação para diversas famílias que temem que isso aconteça. Desde então, diversos segmentos da sociedade começaram a se manifestar e protestam contra a meta de número 4 do PNE, elaborado pelo MEC. Esta iniciativa tem sido considerada descabida e desumana. Um dos argumentos é que os portadores de deficiência precisam, sim, de atenção especial. As perguntas são muitas: O Estado está preparado? Os professores e Escolas Públicas estão preparados? Têm condições para receber esses alunos? Precisam acabar com as APAEs para haver inclusão? Estas e outras questões serão discutidas no próximo Sobre Todas as Coisas, segunda-feira, 19/08, às 20h, na TV Brasil Central.

quinta-feira, agosto 08, 2013

Ter Hobby é bom

http://www.clinicaacolher.com

Já diziam os sábios, que mente vazia é oficina do diabo. E o ditado não é em vão, estudos médicos apontam que pessoas que não possuem hobbies, são mais propensas ao surgimento de doenças psicossomáticas e depressão. Por isso, é aconselhável que todo indivíduo desenvolva uma atividade de entretenimento livre, sozinho ou coletivamente. O passatempo pode ser uma atividade prática, como culinária, esporte, pesca, modelagem ou pintura, por exemplo. Como também pode ser uma simples atividade intelectual, como ler, escrever e fazer coleções. Os hobbies não envolvem regras predeterminadas e objetivos estabelecidos, são apenas um motivo de distração e que trazem prazer e relaxamento para quem os mantém. A questão é que é sempre bom manter a mente ocupada e em atividade com algo que traga satisfação e bem estar. No próximo programa, o Sobre Todas as Coisas vai abordar um tema descontraído e prazeroso. E você? Qual o seu hobby? Não perca e participe! Segunda-feira, 12/08, às 20h, na TV Brasil Central.
sexta-feira, agosto 02, 2013

Superstições

http://www.manancialminas.com.br
O oitavo mês do ano é muito estigmatizado e coincidentemente, carregado de catástrofes históricas. Agosto é conhecido como período do mau agouro e do cachorro louco. Há muitas superstições que neste mês se tornam ainda mais fortes. Tem até a expressão “somente em Agosto de Deus”, pois significa que algo não vai acontecer quando está marcado para este período. Mas, afinal, o que é uma superstição? Atribuir a certas práticas uma espécie de poder mágico. As superstições ou crendices fazem parte do nosso folclore e passam de geração pra geração. Ter medo de passar embaixo da escada, quebrar um espelho, casar em agosto, ver um gato preto em uma sexta-feira 13, são outros exemplos. Mas, fique calmo já verificamos o calendário e não teremos sexta 13 este mês. E a sua sorte tem a ver com acordar e pisar com o pé direito no chão?
Para começar o mês com o pé direito vamos dedicar um programa Sobre Todas as Coisas inteirinho para discutir as superstições. Você é supersticioso? Não perca, nesta segunda-feira dia 05 de agosto, às 8 horas da noite, ao vivo, pela TV Brasil Central, canal 13 e 19 da Net.

quinta-feira, julho 25, 2013

Doenças de Pele



O preconceito sofrido por quem tem alguma doença de pele, apesar da quantidade de informação hoje em dia, ainda é muito grande e acaba prejudicando a qualidade de vida dessas pessoas. Pena, nojo e tristeza, são sentimentos comuns em relação ao doente. A psoríase, por exemplo, é mais frequente do que se imagina, mas ainda é muito desconhecida. Outra enfermidade que afeta a pele e os nervos é a hanseníase, também conhecida como lepra. E ao contrário do que alguns pensam, tem cura. Porém, quando não é tratada pode causar deformidades e ser transmitida por meio das vias aéreas. Tem também o vitiligo, que é uma doença caracterizada pela ausência de melanina na pele e apresenta manchas brancas em diversas áreas do corpo. O que todas têm em comum é o fato de serem visíveis e completamente expostas. As pessoas, que enfrentam esse drama, acabam se isolando porque atraem inúmeros olhares curiosos e preconceituosos. O que poucos sabem é que talvez, o difícil mesmo, seja combater o preconceito. Causas, consequências, tratamentos, tudo sobre as doenças de pele que estigmatizam, é o tema do Sobre Todas as Coisas na próxima segunda-feira, 29/07, às 20h, na TV Brasil Central.


quinta-feira, julho 18, 2013

Consumismo

Imagem:waldomironeto.blogspot.com.br

Não é à toa que o universo contemporâneo é conhecido como a sociedade de consumo. Tudo gira em torno do ter, possuir e adquirir. O indivíduo, muitas vezes compulsivo, é levado a comprar de forma ilimitada e sem necessidade. As pessoas são influenciadas, excessivamente, pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo falam mais alto. O curioso é que esta compulsão por comprar está diretamente ligada ao prazer, à sensação de satisfação. Quem nunca se sentiu extremamente satisfeito e até comemorou a aquisição de um novo bem? Seja impulsionado por um forte desejo ou pela real necessidade daquela compra. O fato é que o mercado está cada vez mais apto a atrair novos consumidores. As diversas formas de pagamento facilitaram a vida do cidadão, independente de classe financeira. Essa realidade pertence à sociedade de modo geral. Os motivos que levam alguém a comprar são inúmeros. Até que ponto isso pode prejudicar a vida das pessoas? E a situação de quem não consegue manter o nome limpo? Que sociedade é essa onde ter, é mais importante do que ser? Consumismo é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 22/07, às 20h, na TV Brasil Central