quinta-feira, janeiro 31, 2013

Impunidade

Imagem: www.tjmt.jus.br

Atualmente, o Brasil vive uma situação de alarme quanto à criminalidade, e em Goiás não é diferente. O grande problema diz respeito às investigações e consequente condenação dos delinquentes. Quando algo ou alguém atenta contra vida de uma ou mais pessoas, a comoção do país é inevitável. A nação clama por justiça. O sistema é falho e se beneficia do esquecimento para continuar tapando o sol com a peneira, até que um novo caso venha à tona na mídia, e desperte, novamente, a revolta coletiva. Por menor que seja a repercussão de um crime, o sentimento de impotência existirá com a mesma intensidade, naqueles que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos. Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, pode e deve ser praticada por meio da preservação dos direitos previstos na constituição. Quando isso não acontece, a impunidade fica escancarada na cara da sociedade. Como reverter este quadro de criminalidade? Qual o papel dos legisladores, da polícia, da justiça e da sociedade neste contexto? Impunidade é o tema do Sobre Todas as Coisas na próxima segunda-feira, dia 04/02, às 20h na TV Brasil Central.
quinta-feira, janeiro 24, 2013

Vida de aposentado



                                                                    Imagem:planolegal.com.br

Para muitos aposentar-se é bom, difícil é viver da aposentadoria. Além de ser um marco na vida do trabalhador; muito se discute também sobre o seu significado para o indivíduo que envelhece. Pesquisas recentes mostram que 36% dos aposentados inativos recebem pelo menos uma oferta para voltar a trabalhar. Já entre os 47% aposentados que se declararam ativos, 80% pretendem trocar de emprego. Alguns gostam mesmo de produzir e querem se sentir mais úteis. Outros desejam ter uma renda extra para complementar orçamento e ajudar a família. Mas a questão não é somente financeira. A aposentadoria representa uma fase de transição na vida das pessoas. Parte dos profissionais brasileiros espera ansiosamente por este momento com sensação de dever cumprido, ou o momento de descansar. Outra parte reluta ao enfrentar essa fase. Encerrar a carreira pode significar uma perda de identidade. Hora de parar ou de recomeçar? Qual o segredo para viver bem e planejar a aposentadoria? Como cuidar do dinheiro? E mais, como manter uma rotina saudável? Vida de aposentado! Este é o tema do Programa Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda-feira, 28/01, às 20h, na TV Brasil Central.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Dengue: Faça a sua parte

Imagem: blogdogusmao.com.br 

Para o filósofo Sócrates, a ignorância é a raiz de todos os males. Nos dias de hoje a falta de consciência gera resultados maléficos, como por exemplo, a incapacidade que um indivíduo tem em resguardar a própria vida e do próximo. A informação é a melhor prevenção, mas, mais do que isso é preciso saber usá-la. É lamentável ver nos noticiários que pessoas continuam morrendo em decorrência de uma doença, que pode ser combatida com simples atos de cidadania e educação. A Dengue é um assunto que interessa a todos neste momento. A sociedade enfrenta uma epidemia, onde a maior solução é a consciência individual de cada um, pois o combate ao mosquito não é só de responsabilidade do poder público. Em casa, nas ruas e no trabalho é preciso iniciar uma vigilância contínua e rigorosa para que a infestação com o Aedes Aegypti não tome proporções ainda maiores. Dengue: Faça sua parte! É o tema do programa Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 21/01, às 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, janeiro 10, 2013

Vícios

Imagem:brincandocomarte.blogspot.com.br

Uns comem sem parar, outros amam demais, muitos fumam, alguns consomem álcool e cocaína. Há os que jogam e os que compram o que podem e o que não podem. Em comum, são dominados por um impulso que não conseguem controlar. Costume, hábito, mania, vício. Para os religiosos é o contrário de virtude. Já os especialistas preferem falar em dependentes químicos ou vítimas de comportamentos compulsivos. Qualquer ser humano está propício a desenvolver algum hábito repetitivo que pode degenerar ou causar algum prejuízo a si próprio e aos que convivem a sua volta. Estudos afirmam que o princípio dos hábitos – sejam bons ou maus – é o prazer, e está associado à natureza psicológica do homem. O fato é que milhares de dependentes chamam a atenção da sociedade e provocam polêmicas sobre os diagnósticos e as formas de tratamento. Mas, como um vício se forma e por quê? Quando podemos identificá-lo e conseguir ajuda? O que leva uma pessoa ao vício? Tem solução? Estas e outras questões serão discutidas no próximo Programa Sobre Todas as Coisas. Vícios! Você não pode perder, nesta segunda-feira, 14/01, a partir da das 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, janeiro 03, 2013

Vestibular

Imagem:ufjf.br/secom

Muita calma nesta hora! Os cursinhos estão a todo vapor! O vestibular chegou. Ou melhor, uma maratona de provas que avaliam a aptidão de milhares de estudantes que desejam entrar na Universidade. Nada de desespero nem tensão, tanto nervosismo, na maioria das vezes, tem um resultado certo: a reprovação! A ansiedade sempre atrapalha o desempenho. Então, o melhor é se cuidar. Se preparar bem, se alimentar bem e seguir a rotina, sem exageros. Psicólogos afirmam que nas semanas que antecedem o vestibular não vale se preocupar só com o emocional, o ideal é manter o ritmo de estudos, nem mais, nem menos. Sem deixar, é claro, de ter um tempo para descanso e lazer. Dentro desse contexto todo, não podemos esquecer a participação dos pais. Em muitos casos, os conflitos começam com a escolha do curso. Qual a melhor forma de ajudar os filhos neste momento? Qual a melhor escolha? E quem deve decidir? Vestibular! Este é o tema do Programa Sobre Todas as Coisas desta segunda-feira, 07/01, às 20h, na TV Brasil Central.