quarta-feira, maio 29, 2013

Abuso Sexual

                                                                        Imagem: http://www.belmontenews.com

Bonecas, carrinhos, desenhos animados, amarelinha, abecedário. Tudo isso faz parte da infância. Carinho também! Para a Sociologia, o lar deve ser um ambiente de segurança em que as crianças se preparam para a vida em sociedade. Mas, infelizmente, esta não tem sido a realidade de boa parte delas. Um número cada vez maior de denúncias aponta para a desconstrução deste cenário.
Em Goiás, a maioria dos boletins de ocorrência sobre possíveis abusos sexuais infantis mostra que este crime é cometido principalmente por parentes próximos e vizinhos. Um drama que marca para sempre a vida das vítimas.

Atento a esta questão e lembrando que 04 de Junho é o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, o Sobre Todas as Coisas reprisa nesta segunda-feira, 03/06, um programa que discute o combate e a prevenção ao abuso sexual a crianças e adolescentes. Onde denunciar? Qual é o amparo oferecido às vítimas? E, o mais importante, como evitar que o abuso aconteça? Quais os tratamentos psicológicos e até clínicos para minimizar os danos que a violência sexual deixa nas crianças? Não esqueça segunda-feira, 03/06, às 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, maio 23, 2013

Prazer em viajar


Como já diz Mário Quintana, viajar é trocar a roupa da alma. A psicologia explica que viajar pode fazer muito bem à saúde, porque aumenta os níveis de felicidade e tira as pessoas da rotina. Os órgãos sensoriais, às vezes adormecidos pela mesmice do dia-a-dia, se despertam e são convidados a desfrutar de novos costumes, culturas, imagens e paisagens. Prazeres existem muitos, mas se há algo com o poder de marcar a memória para sempre são as viagens que fazemos e os lugares por onde andamos. Para alguns é só uma maneira de descansar um pouco. Ir para praia ou campo e passar o tempo relaxando. Para outros é ficar em um hotel luxuoso, ver lugares distintos, ir às compras e conhecer às cidades. De todo modo, o mais significativo é aproveitar bem a viagem. Explorar enquanto há tempo, deixar o porto seguro e aventurar-se por novos ares, conhecer gente e ouvir novos sotaques. O prazer em viajar é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 27/05, às 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, maio 16, 2013

Há vida depois do câncer


Ninguém está suficientemente preparado para lidar com um diagnóstico de câncer. Na década de 90, as informações relacionadas com a doença eram ainda mais nebulosas do que as que existem nos dias atuais. O apoio psicológico é fundamental antes, durante e depois do tratamento. Enfrentar e vencer o câncer pode mudar a perspectiva de vida das pessoas que passam por essa experiência. Para alguns parece assustador, mas cada qual reage a sua maneira. O importante é não perder as esperanças. Estudos comprovam que o número de sobreviventes tem aumentado ao longo das décadas, graças aos avanços da medicina e ao apoio vindo de todas as partes. Como suportar as mais inconfortáveis formas de tratamento sem perder o otimismo? O que muda depois de um câncer? A forma de enxergar a vida? E o medo? A insegurança de um novo diagnóstico. A possibilidade de ter que enfrentar tudo outra vez. Como lidar com a reação dos amigos e familiares? Há vida depois do câncer é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 20/05, às 20h, na TV Brasil Central.
sexta-feira, maio 10, 2013

                                                              Imagem:Fonte: http://protestografico.wordpress.com

A escola, por excelência, é um local dedicado à educação e à socialização da criança e do adolescente, só que nos últimos anos tem se transformado em cenário de agressão, autoritarismo e desrespeito mútuo. Alunos chegam com uma mochila pesada, mas ao contrário do que se pensa o que carregam consigo é uma densa cultura de criminalidade, bullying, violência doméstica e urbana. A matemática é aquela em que a ordem dos fatores altera totalmente o produto. O português é aquele onde o sujeito indeterminado prevalece em todas as orações. A biologia é a do metabolismo inconsequente, que não mede o conjunto de suas reações químicas e físicas. Tudo isso se reflete no comportamento de pais e professores, também. Com o passar do tempo, a violência foi ganhando traços mais graves e transformando-se em um problema realmente preocupante. Hoje, relaciona-se com vários fatores sociais. Por que as instituições de ensino deixaram de ser um lugar seguro para os jovens estudantes? Violência nas escolas é o tema do Sobre Todas as Coisas na próxima segunda-feira, 13/05, às 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, maio 02, 2013

PEC das Domésticas

http://www.vozdoacre.com
A proposta veio para beneficiar todos os trabalhadores contratados por uma pessoa física ou família, com vínculo a partir de três dias por semana. Entre alguns dos direitos garantidos estão: a obrigatoriedade do FGTS, adicional noturno, hora extra, seguro-desemprego e indenização em caso de dispensa sem justa causa. No dia 02 de abril foi promulgada a proposta de emenda à Constituição conhecida como a PEC das Domésticas, com regras que dão mais direitos a essa classe de trabalhadores, igualando-os aos demais. Diante das mudanças trazidas com a PEC, alguns empregadores cogitam a possibilidade de demitir seu funcionário para substituí-lo por um diarista. Por outro lado, agora as domésticas têm um incentivo a mais para se qualificar e valorizar seu trabalho. Especialistas acreditam que a realidade do trabalhador doméstico brasileiro deverá se assemelhar, cada vez mais, com a de europeus e norte-americanos. Qual o impacto dessas mudanças? Será um caminho sem volta? A classe realmente vai ser a grande beneficiada? PEC das Domésticas é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 06/05, às 20h na TV Brasil Central.