sexta-feira, junho 28, 2013

VANDALISMO

http://autonomiadopovo.blogspot.com

Vandalismo para quem pratica é uma forma de expressão, uma pequena transgressão ou apenas uma simples brincadeira, porém, no código penal é um crime. Para as vítimas, um ato de mau gosto e prejuízo no bolso. O termo surge na História Antiga e foi utilizado para se referir aos povos que invadiram o Império Romano.
Barbaridade ou não, o fato é que destruir e incendiar ônibus, invadir e pichar prédios públicos ou privados, depredar escolas e praças, destruir árvores, são algumas das ações de vandalismo condenadas pela sociedade em geral. Mas, o que leva uma pessoa a cometer tais atos? Existe diferença entre grafitagem e pichação? Como transformar os efeitos do vandalismo em arte? Nestes tempos de manifestações por todo Brasil, o Sobre Todas as Coisas reprisa o tema “Vandalismo”, e levanta a discussão com convidados renomados no assunto. .  Não perca! Estas e outras questões serão debatidas no programa da próxima segunda-feira, 1º de Julho. A gente espera você!!!
quinta-feira, junho 20, 2013

“Projeto Cura da Homossexualidade”

                                                            Imagem:revistaopiniao.com

Em meio às manifestações que tomam as ruas do país, uma polêmica gritante continua girando em torno da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Foi aprovada nesta terça-feira, 18, a proposta que suspende trecho da resolução do Conselho Federal de Psicologia de 1999 que proíbe profissionais da área de colaborar com eventos e serviços que ofereçam tratamento e cura da homossexualidade, além de vedar manifestação que reforcem preconceitos sociais em relação aos homossexuais. Foi apelidado de "cura gay" por entidades e movimentos ligados a grupos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), por entenderem que o texto tipifica a homossexualidade como uma doença. O projeto seguirá ainda para duas comissões antes de ir a plenário. Prós e contras. As opiniões se divergem e o assunto ganha repercussão. O projeto apelidado de “cura gay” é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 24/06, às 20h, na TV Brasil Central.
sexta-feira, junho 14, 2013

Superproteção

                                                                                          Imagem:bolsademulher.com

Uma, duas, três, inúmeras ligações perdidas. Onde você está? Com quem? Volta pra casa agora! Estou indo te buscar! Deixa que eu faço, filho! Já comeu? Leva o casaco! Vai tomar banho! Desliga esse computador! Você está de castigo! De um lado isso é visto com exagero, por outro é uma questão de zelo. Zelo, proteção e carinho são três qualidades que todo pai e mãe querem transmitir aos seus filhos. Aliás, a preocupação dos pais começa com o amparo contra doenças e vai até a atenção desmedida para que a integridade seja mantida em todos os sentidos. De todo modo, a preocupação com a segurança da prole é de ordem biológica. Porém, proteger demais e fazer tudo pelas crias pode impedir o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança. Pode agravar o mau senso da irresponsabilidade e atrasar o amadurecimento, além de outras frustrações. Para a psicologia, o desligamento umbilical é necessário. Na próxima segunda-feira, 17/06, o Sobre Todas as Coisas vai abordar o tema Superproteção. Não perca, às 20h, na TV Brasil Central.
sexta-feira, junho 07, 2013

Esquecimento


                                                                Imagem:blogs.estadao.com.br

Para o filósofo alemão, Friedrich Nietzsche, a vantagem de ter péssima memória é poder se divertir muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez. Porém, não é bem assim que funciona esta questão da memória no dia-a-dia das pessoas. Ainda mais nos tempos atuais, onde há uma sobrecarga de atividades e informações a todo vapor. Dificilmente, alguém se diz satisfeito com a própria capacidade de memorização. Embora o esquecimento faça parte do processo de aprendizagem, não há quem não se revolte contra essa traição do cérebro, às vezes, nas horas mais inconvenientes. Quem de nós nunca passou por um momento de lapso, esquecendo totalmente de algo que deveria ser lembrado? É o branco na hora da prova, a data especial que passou despercebida, o carro que ficou aberto, senhas perdidas, a palavra que estava na ponta da língua, aquilo que não podia faltar na mala... E faltou! Enfim, são inúmeras situações que normalmente são vivenciadas. A falha na memória pode ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Segundo especialistas, se não houver nenhuma doença que justifique o fato, com exercícios e atenção é possível manter o bom funcionamento do cérebro. Esquecimento é o tema do Sobre Todas as Coisas, nesta segunda-feira, 10/05, às 20h, na TV Brasil Central. Não esqueça e participe!